Interior

Dourados comemora nesta sexta-feira 78 anos de emancipação

Viviane Oliveira | 20/12/2013 06:55
Dourados completa 78 anos nesta sexta-feira. (Foto: Ademir Almeida)
Dourados completa 78 anos nesta sexta-feira. (Foto: Ademir Almeida)

A segunda maior cidade do estado, Dourados, comemora hoje 78 anos de emancipação com várias festividades. Às 7h30, Alvorada no Aced – Recepção aos Seresteiros no auditório do Aced. Às 11h missa em ação de graça aos 78 anos de Dourados presidida pelo bispo Dom Rodovino Rizzardo, na Catedral Imaculada Conceição.

Às 19h sorteio na Praça Antônio João de um carro zero km, concurso IPTU. Às 19h30 apresentação Dourados 78 anos de história – “Fotos e Fotos” na Praça Antônio João. Em seguida apresentação da nova iluminação da Rua Hayel Bom Faker, na Praça Pedro Rigotti. Para terminar com chave de ouro, às 20h terá show com Marlon Maciel na Praça Antônio João.

Antes da colonização, o município de Dourados era habitado por índios Terena e Guarani Kaiowá, cuja presença dos descendentes é marcante até hoje constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil.

No final do século XIX vieram para o Mato Grosso, algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no Oeste do país.

Entre os colonizadores, destacava-se Marcelino Pires, homem de coragem extrema. Ele se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade de Dourados.

Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº30 do Governador do Estado, Mário Corrêa da Costa foi criado a cidade de Dourados.

Nos siga no