Interior

Dono de fazenda invadida registra boletim de ocorrência contra índios

Nadyenka Castro | 19/06/2013 15:14

O pecuarista Nilton Carvalho da Silva Fiho, 59 anos, dono da fazenda Esperança, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, registrou boletim de ocorrência, por ameaça, contra os índios que no dia 30 de maio invadiram a propriedade rural.

No documento, o produtor conta que por volta das 12 horas dessa terça-feira recebeu uma ligação no celular e o genro do cacique Santos Coelho, da aldeia Bananal, o mandou retirar as duas mil cabeças de gado da fazenda em 24 horas e também móveis e objetos da sede.

Nilton conta que registrou o boletim porque, pelo acordo que fez com os indígenas no dia em que saiu da fazenda (1º de junho), eles se comprometeram a não mexer no gado, na casa e a permitir que os funcionários lá entrassem três vezes por semana.

No entanto, conforme o pecuarista, nesta quarta-feira os índios não deixaram os empregados entrar. “Eles falam que eu quebrei o acordo e hoje meus funcionários não puderam entrar”.

“A gente fica refém disso”, define o fazendeiro, explicando que conseguiu reintegração de posse nessa segunda-feira, porém, os índios permanecem na fazenda.

Nesta quarta-feira os indígenas iriam se reunir para definir se deixam a fazenda.

Nos siga no Google Notícias