Interior

Donos de fazenda invadida em Bonito acionam justiça para reintegração de posse

Jorge Almoas | 14/03/2011 14:47

Os proprietários da fazenda Santa Clara, no município de Bonito, acionaram a justiça e a Polícia Federal para que seja feita a reintegração de posse da área, invadida por índios da etnia kadiweu no último sábado.

Hoje, apenas 15 índios continuam no local e não representam perigo, disse Nilton Pereira Vargas, proprietário da fazenda. Entre os indígenas, há um que se intitulou cacique da Aldeia Córrego do Ouro, que fica em Bodoquena.

O advogado do fazendeiro solicitou o revigoramento da decisão de manutenção de posse, concedida pela justiça em 2003.

“Há sete anos não tínhamos problemas, mas desde o ano passado que a situação voltou a ficar tensa. Em outubro do ano passado, eles entraram na fazenda, mataram gado para comer e reclamaram que a terra é deles”, conta Nilton.

O marco da área indígena foi feito há muitos anos em cima da Serra da Bodoquena, que divide os municípios de Bonito e Porto Murtinho. Os proprietários alegam que os indígenas reivindicam uma área em Bonito, mesmo residindo na aldeia ao pé da serra, dentro da área de Porto Murtinho.

“Ninguém subiu a serra para corrigir a marcação da área indígena. Mas esperamos que a Polícia Federal venha cumprir a ordem judicial”, declarou o fazendeiro.

A fazenda Santa Clara fica distante 65 quilômetros de Bonito. De acordo com os proprietários, cerca de dois mil índios moram na reserva, localizada a mil metros da serra.

Nos siga no Google Notícias