Interior

Dois municípios de MS comemoram emancipação política neste domingo

Guia Lopes da Laguna celebra 79 anos e Ribas do Rio Pardo, 73

Elci Holsback | 19/03/2017 13:37
Pecuária é um dos pontos fortes de Ribas do Rio Pardo (Foto: Acrissul)
Pecuária é um dos pontos fortes de Ribas do Rio Pardo (Foto: Acrissul)

Dois municípios sul-mato-grossenses comemoram emancipação política neste domingo (19). Comemorando 73 anos, Ribas do Rio Pardo, localizada a 103 km de Campo Grande tem sua economia pautada no campo.

A agropecuária e pequenas indústrias estimulam o crescimento do município, administrado pelo prefeito Paulo Tucura (PMDB), que conta com pouco mais de 23.500 habitantes. Na cidade há grande criação pecuária, extrativismo de resina e carvão e ainda uma indústria siderúrgica, frigorífico, e diversas serrarias, além de outras pequenas indústrias.

De acordo com levantamento do censo agropecuário de 2006, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicado no site da prefeitura, cerca de 1.060 propriedades ocupam a área de 1.170.021 hectares.

Emancipada em 1938, Guia Lopes da Laguna celebra hoje seus 79 anos. Administrada por Jair Scapini (PSDB) a cidade, localizada a 227 km de Campo Grande tem pouco mais de 10 mil habitantes.

A cidade possui vários pontos de atração turística relacionada à natureza, como rios, cachoeiras e resrvas naturais. Sua concentração elevada de calcário no solo favorece o aparecimento de rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Junto com Bonito, Jardim e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.



Rios são atrativo de Guia Lopes (Foto: Seja Guia Lopes)
Pinte velha liga Guia Lopes a Jardim (Foto: Mapio)
Nos siga no