Interior

DOF encerra hoje especialização em policiamento de fronteira

Helio de Freitas, de Dourados | 12/12/2014 08:51
Policiais de outros estados e soldados do Exército participaram do curso que incluiu técnicas de abordagem para apreensão de drogas (Foto: Divulgação/DOF)
Policiais de outros estados e soldados do Exército participaram do curso que incluiu técnicas de abordagem para apreensão de drogas (Foto: Divulgação/DOF)

Após 45 dias, termina na manhã desta sexta-feira o Cepfron (Curso de Especialização em Policiamento de Fronteira), realizado pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira). A cerimônia de encerramento será às 10h, na Câmara de Vereadores de Dourados, a 233 km de Campo Grande. O secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Francisco Brasil Jacini confirmou presença.

De acordo com o diretor do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, o curso contou com a participação de policiais do próprio departamento e de policiais militares de Goiás e Mato Grosso, além de militares do Exército Brasileiro.

Com uma carga de 365 horas e ministrado por instrutores com capacitação nacional, o curso teve aulas sobre policiamento itinerante, patrulha rural e técnicas de abordagens policiais, além de outras disciplinas sócio-culturais, entre as quais o curso de espanhol inicial, para facilitar a comunicação dos policiais com cidadãos paraguaios e bolivianos.

Segundo o departamento, 28 profissionais de segurança pública que atuam diretamente no policiamento de fronteira fizeram o curso e durante as aulas participaram diretamente da apreensão de um carregamento de 35 mil pacotes de cigarros contrabandeados, de meia tonelada de maconha, ajudaram a localizar e apreender 14 quilos de cocaína escondidos em um tanque de combustível e acompanharam a recuperação de dois veículos roubados.

Nos siga no