Interior

Destaque no turismo de pesca, Coxim celebra 115 anos de emancipação

Luciana Brazil | 11/04/2013 08:48
Coxim é um dos mais importantes destinos de pesca do país. (Foto:Divulgação)
Coxim é um dos mais importantes destinos de pesca do país. (Foto:Divulgação)

Situada no norte de Mato Grosso do Sul, a cidade de Coxim comemora hoje 115 anos de emancipação política. Distante a 260 quilômetros de Campo Grande, o município tem 33 mil habitantes. É um dos principais destinos de pesca do país. Miilhares de pescadores visitam os rios Taquari, Coxim, Jauru e Piquiri.

Localizado na Bacia do Alto Paraguai, Coxim possui infraestrutura turística, sendo pólo econômico e cultural da região norte do Estado. Destino certo para quem gosta do ecoturismo, a cidade é conhecida por abrigar diversos ícones paisagísticos com as cachoeiras Salto e Palmeiras.

Conhecida nacionalmente por denominações populares como “Portal Monçoeiro do Pantanal", "Capital do Peixe" e "Terra do Pé-de-cedro, a cidade é contemplada por diversos hotéis, ranchos e pousadas.

A economia local se baseia na agropecuária extensiva, sendo um dos maiores produtores de soja do Estado. A pecuária também aparece como uma das principais atividades econômicas.

Coxim é um dos municípios mais populosos da região. De acordo com os dados de 2008 do IBGE, a cidade representa o 17º maior PIB do estado, estimado em aproximadamente R$ 400 milhões.

Abriga também sedes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Escola Tecnológica.

Festas populares acontecem durante todo ano com a Folia Monçoeira, Festa de São José, Festa do Divino, Expoxim, Festa do peixe, Festa dos Nordestinos, além de outros eventos do calendário.

 

Nos siga no