Interior

Délia Razuk pede criação de mais duas secretarias para Dourados

Jorge Almoas | 23/12/2010 20:56

Pastas da Cultura e Juventude estão nos planos do Executivo douradense

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza sessão extraordinária no dia 28 de dezembro para votar o projeto da prefeita interina Délia Razuk sobre a criação de duas secretarias: Cultura e Juventude.

A Secretaria Municipal de Cultura seria constituída a partir do desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes). De acordo com o Poder Executivo, a nova pasta garante eficiência na implementação de políticas públicas. Já a Secretaria da Juventude seria um feito inédito para Dourados.

A dificuldade na viabilização de recursos do Ministério da Cultura para o município foi o que motivou a criação da secretaria, defendem os vereadores Albino Mendes (PR) e Gino Ferreira (DEM).

“Se você não tem uma secretaria específica, fica difícil ter projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Os recursos se tornam limitados e você acaba na dependência de verbas disponibilizadas pelo governo do Estado ou ainda por meio de fundos específicos”, disse Albino, citando o FIC (Fundo de Incentivo a Produções Culturais).

A Secretaria da Juventude é um pedido do Conselho Municipal da Juventude. Gleiber Nascimento, presidente do conselho, reforça que os jovens tem crescido sua representatividade na sociedade.

“A PEC da juventude já foi votada e a política para o setor incluída na Constituição Federal. Com a criação dessa pasta em Dourados, teremos respaldo para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas aos jovens”, enfatizou Gleiber Nascimento.

O censo de 2009 aponta 50 milhões de jovens no Brasil. Em Dourados, o número gira em torno de 47 mil jovens, ou seja, 30% do total de habitantes.

Nos siga no Google Notícias