Interior

Defesa Civil inicia levantamento sobre estragos da chuva em Nova Andradina

Daniel Machado | 18/02/2015 21:48
Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, técnicos da Defesa Civil elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência. (Foto: Divulgação)
Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, técnicos da Defesa Civil elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência. (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec-MS) já iniciou o levantamento do impacto das fortes chuvas que atingiram Nova Andradina na última semana.

Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, o tenente-coronel Adriano Rampazo e os técnicos Wanderley Alves Pinto e Sandoval Leonardo Júnior elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência.

De acordo com Rampazo, que exerce a função de coordenador-adjunto da Cedec-MS, o órgão também irá auxiliar o município no preenchimento de toda documentação para buscar aporte de recursos federais através de Decreto de Situação de Emergência.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul também irá emitir parecer sobre os danos materiais, humanos e ambientais ocasionados em decorrência das fortes chuvas. “Este foi um evento atípico em Nova Andradina, uma situação que requer atenção por conta dos inúmeros danos públicos e privados registrados, e que até então não haviam acontecido”, frisou o tenente-coronel.

Para a ação que busca o reconhecimento de situação de emergência, o prefeito Roberto Hashioka determinou que as secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Cidadania e Assistência Social e Coordenadoria-Geral de Comunicação se mobilizem para o levantamento de todos os prejuízos, o que requer a documentação fotográfica e georreferencial dos locais atingidos.

Com o reconhecimento do Governo Federal, o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura do município ficam aptos a solicitar e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos de urgência.

A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos, conforme a classificação estabelecida pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Andradina. 

Nos siga no