Interior

Defensoria investiga medidas para zerar fila por UTI em epicentro da covid

Órgão quer saber providências do Estado e do município para garantir atendimento

Helio de Freitas, de Dourados | 01/06/2021 12:14
Profissionais trabalham em leitos de UTI lotados no Hospital da Vida (Foto: Divulgação)
Profissionais trabalham em leitos de UTI lotados no Hospital da Vida (Foto: Divulgação)

A Defensoria Pública instaurou procedimento para investigar quais providências estão sendo tomadas pelo Governo do Estado e pelo município de Dourados para zerar a fila de pacientes por leitos de UTI na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Passando pelo pior momento da pandemia, Dourados voltou a se tornar epicentro da covid-19 com alta significativa dos casos positivos e aumento das mortes.

Pelo segundo mês seguido com 100% de ocupação dos leitos de UTI, Dourados teve em maio o período mais letal da pandemia, com 96 mortes de moradores locais – duas mortes a mais que abril, até então o mais letal.

Maio também teve o maior número de mortes de moradores da região que estavam internados em Dourados. Foram 52 óbitos de outras cidades, seis a mais que no mês anterior. Ontem, 59 infectados pelo coronavírus esperavam por leitos de terapia intensiva na cidade.

Conforme a portaria publicada hoje (1º) e assinada pelo defensor Pedro Paulo Gasparini, o procedimento tem 45 dias para apurar quais providências estão sendo adotadas para zerar a fila de espera por leitos de UTI.

O objetivo é identificar se estão sendo adotadas medidas para transferência de doentes para outros Estados brasileiros, inclusive para leitos privados.

Boletim divulgado hoje pela prefeitura aponta mais sete mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas em Dourados – 4 moradores da cidade e 3 da região. Foram mais 188 casos positivos, elevando para 32.233 pessoas já infectadas pelo vírus no município.

A doença já matou 517 douradenses. O número de internados também aumenta todos os dias. São 190 hospitalizados, dos quais 110 estão em leitos clínicos e 80 em leitos de UTI (hospitais públicos e privados).

Neste ano já foram abertos 20 leitos a mais de UTI em Dourados, mas devido ao crescimento da pandemia, os 55 estão ocupados. Mais dez serão ativados nesta semana no Hospital Universitário.

Nos siga no