Interior

Da linha de frente ao leito: Dourados tem cinco médicos internados com covid-19

Secretaria Estadual de Saúde fala em agir rápido para evitar "descontrole total" da doença na cidade

Jones Mário | 15/06/2020 12:10
Exposição ao vírus pode ter causado surto da doença no Hospital da Vida (Foto: Divulgação/PMD)
Exposição ao vírus pode ter causado surto da doença no Hospital da Vida (Foto: Divulgação/PMD)

Epicentro do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, com um terço (1.197) dos casos confirmados no Estado, Dourados começa a sofrer baixas na linha de frente de enfrentamento à pandemia. Segundo o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, cinco médicos do município estão internados com a doença.

A informação vai ao encontro dos relatos de profissionais da Saúde ao Campo Grande News, que já apontam “caos” nos hospitais da cidade. No principal deles, o Hospital da Vida, médicos descrevem surto de covid-19 entre os funcionários, muitos deles já afastados do serviço por suspeita ou confirmação de contaminação.

Temos muitas pessoas da Saúde internadas em Dourados, cinco médicos, o que mostra que a gente precisa de ter uma atuação muito rápida, sob pena de ter descontrole total da doença na cidade”, revelou Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo na manhã desta segunda-feira (15).

No sábado (13), morreu em Dourados a auxiliar de enfermagem Malory Melo, 54 anos, que atuava em unidade pública de saúde do município. Malory foi a primeira profissional da área que atuava diretamente exposta ao contágio pelo novo coronavírus a falecer no Estado.

Além dos profissionais da Saúde infectados, há a suspeita de que pelo menos duas mortes por novo coronavírus em Mato Grosso do Sul tenham ocorrido após contaminação de pacientes dentro do Hospital da Vida - de idosos que vivam em Iguatemi e Deodápolis e faziam tratamento na casa pública de saúde.

(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)

Segundo a SES, Dourados hoje soma 38 pessoas internadas com covid-19, das quais 15 em leitos públicos e 23 em privados. O total é o mesmo de Campo Grande, com população aproximadamente quatro vezes superior. Ainda, 15 dos hospitalizados ocupam UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

A SES indica taxa de ocupação global (ou seja, de casos de covid-19 ou não) dos 102 leitos públicos de UTI em 46% no município de Dourados. Por enquanto, são 7 pessoas contaminadas nestes leitos e 14 sob suspeita, além de 26 hospitalizados por outros motivos.

Segundo mapa de leitos do governo estadual, a rede de saúde douradense tem 48 leitos de UTI destinados só para pacientes com novo coronavírus. Desses, 15 são na rede privada e 33 pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

(Infográfico: Reprodução/Prefeitura de Dourados)

Medidas - Em transmissão ao vivo também hoje, o assessor especial da prefeitura de Dourados, Alexandre Mantovani, reforçou posição da prefeita Délia Razuk (PTB), que descarta a possibilidade de fechamento total da cidade, o chamado “lockdown”.

“Dourados não vai pecar por omissão. Temos uma nota técnica muito ampla, que foi aprovada pelo comitê [de enfrentamento à covid-19]. Vamos melhorar a vigilância em Saúde, para que as pessoas sejam melhor mapeadas dentro do sistema. Mas a gente não tá falando em lockdown”, disse.

Mantovani adiantou também que três novas barreiras sanitárias serão instaladas na cidade - nas avenidas Guaicurus. Hayel Bon Faker e Marcelino Pires. 

Nos siga no