Interior

Corumbá terá reforço de brigadistas para combater incêndios

Aline dos Santos | 25/08/2012 13:58
Incêndios assolam o Pantanal(Foto: Diário Corumbaense)
Incêndios assolam o Pantanal(Foto: Diário Corumbaense)

Mais oito brigadistas serão deslocados para atuar no combate aos focos de incêndio em Corumbá. Eles vão se juntar a um grupo de 60 pessoas, sendo 45 brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

De acordo com o superintendente do Ibama, Amarildo Cruz, o novo grupo faz parte de uma equipe nacional, bastante experiente. Segundo ele, a maior dificuldade é o fogo subterrâneo, chamado de fogo de turfa.

“O problema maior desse período é o fogo de turfa. Neste ano, a região do Pantanal não teve uma grande cheia e o solo ficou mais propício ao fogo. Para acabar de vez com os focos, precisa de chuva”, afirma.

O município da região pantaneira enfrenta uma longa estiagem. Desde o dia 11 de agosto um helicóptero do Ibama auxilia no combate ao fogo em Corumbá. A aeronave, que estava na Amazônia, é usada no deslocamento das equipes e também no combate às chamas.

Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul registrou 3.710 focos de incêndio entre janeiro e 24 de agosto deste ano. Enquanto que no mesmo período de 2011 foram 1.054.

Nos siga no