Interior

Coronel Sapucaia comemora 35 anos de emancipação política

Município está localizado na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai

Mariely Barros | 24/05/2021 07:43
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia (Foto: Segov)
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia (Foto: Segov)

Coronel sapucaia, distantes 420 km de Campo Grande e na fronteira do Brasil com o Paraguai, completa hoje (24) seus 35 anos de emancipação política,  com uma população estimada de 14.064 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística).

Coronel Sapucaia foi um dos distritos do ″Patrimônio da União″ do município de Ponta Porã, sendo que seu primeiro nome era Nhu-Verá. Por ali entravam a maioria dos paraguaios concentrados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate. Os paraguaios iam a pé, e chegando a esse local, de longe avistaram os extensos campos que brilhavam ao reflexo do sol, batizando o lugar de Nhu-Verá (nome discritivo em língua guarani, que significa ″Campo que Brilha″). 

Em 24 de maio de 1985, data em que hoje é comemorado o aniversário da cidade, foi implantada no distrito a subprefeitura, sendo nomeado Cirineu Antônio Garcia para exercê-la. 

O movimento pela emancipação do Distrito e comunitárias, apoiados por grande parcela da população, resultou na elaboração do Projeto de Lei de autoria dos deputados estaduais Onevan de Matos e Zenóbio dos Santos que instituía o Município de Coronel Sapucaia, originando-se a partir daí, a Lei 632/85, de 31 de dezembro de 1985, que finalmente tornava Coronel Sapucaia um Município.

O nome atual da cidade é uma homenagem ao Coronel Orlando Olsen Sapucaia, militar nascido em Ponta Porã, que dedicou parte de sua vida ao serviço social, ajudando a população.

Nos siga no