Interior

Comissão inicia discussões para abertura de curso de Medicina na UEMS

Bruno Chaves | 06/05/2014 16:59

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) iniciou, na semana passada, os trabalhos de uma comissão que discute possibilidade de a instituição oferecer curso de Medicina. Conforme o reitor Fábio Edir dos Santos Costa, a falta de médico no Brasil, especialmente no interior de Mato Grosso do Sul, é uma demanda que precisa se respondida de forma urgente.

“Nesse momento, a UEMS assume o compromisso de estudar a viabilidade de abertura do curso. Reconhecemos que é uma necessidade da população do Estado a formação de mais médicos”, disse o reitor à assessoria de imprensa da instituição.

A médica representante da Secretaria Estadual de Saúde, Magali da Silva Sanches Machado, que participa da comissão de estudo, a Universidade e o Estado têm compromisso social de buscar alternativas para que o quadro de médicos ativos aumente.

“Nós temos apenas três cursos de Medicina em Mato Grosso do Sul, há estados menores que o nosso que têm até seis cursos”, comentou. Magali, ainda chamou a atenção para os indicadores nacionais que mostram o Estado com uma média de médicos por habitante menor que a média nacional.

“Se estamos precisando importar médicos, por que não formarmos nossos próprios médicos?”, ponderou a representante da Secretaria de Saúde.

Nos siga no Google Notícias