Interior

Com última edição em maio, governo afirma que Caravana poderá voltar

Aline dos Santos e Hélio de Freitas, de Dourados | 16/04/2016 12:38
Durante entrevista, Reinaldo fez balanço de dez edições da caravana. (Foto: Eliel Oliveira)
Durante entrevista, Reinaldo fez balanço de dez edições da caravana. (Foto: Eliel Oliveira)

Prevista para ter a última etapa em Campo Grande, a Caravana da Saúde pode ser retomada em caso de necessidade. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que participa do projeto hoje (dia 16) em Dourados, será feita análise para verificar o retorno a alguma região do Estado.

“Vamos fazer uma análise depois da última etapa em Campo Grande. Se necessário for voltar a caravana, estamos pronto para voltar e continuar o atendimento para que a fila possa diminuir”, diz. A etapa na Capital será entre os dias 14 e 28 de maio.

Lançada em março do ano passado, a caravana começou a viagem por Coxim e já passou pelas seguintes cidades: Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí, Jardim, Aquidauana e Dourados.

“Só em procedimentos passaram de 200 mil pessoas atendidas. Aí tem exames, pequenas cirurgias, grandes cirurgias. Aqui em Dourados, devemos ultrapassar 300 mil pessoas pelo volume de atendimentos ”, afirma o governador. Ele afirmou que ouviu relato hoje de uma senhora que esperou 15 anos por uma cirurgia ginecológica. Ela fez o procedimento neste sábado em Fátima do Sul.

Dourados terá um Hospital Regional para que a fila por procedimentos cirúrgicos não volte a crescer. A expectativa é começar a obra ainda neste ano para conclusão no começo de 2018. Num anexo à unidade hospitalar, vai funcionar um polo de diagnósticos. “Deixar uma estrutura regional funcionado para que a fila não volte a aumentar”, diz.

No ano passado, o governo locou o Hospital de Cirurgias, que faz até 250 procedimentos por mês em Dourados. Neste sábado, em Fátima do Sul, foram entregues equipamentos de mamografia e raio x digital.

Nos siga no