Interior

Com novo hospital, Dourados espera mais dinheiro do Estado para atender região

Helio de Freitas, de Dourados | 17/11/2014 10:17
Construção do Hospital Regional é esperança da população de 34 municípios de receber melhor atendimento de saúde (Foto: Eliel Oliveira)
Construção do Hospital Regional é esperança da população de 34 municípios de receber melhor atendimento de saúde (Foto: Eliel Oliveira)

A construção do Hospital Regional de Dourados, que será lançada hoje às 14h pelo governador André Puccinelli, é a esperança de melhor atendimento de saúde aos moradores de 34 municípios da região. Atualmente essas pessoas são atendidas no Hospital da Vida, que não tem estrutura suficiente para absorver toda a demanda.

Estimativa da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 800 mil pessoas procuram atendimento de saúde em Dourados.

Em nota distribuída pela assessoria, a prefeitura de Dourados considerou complicada a situação para o município, por ter atender os moradores da região e, indiretamente, cobrou maior participação do Estado para garantir os serviços hospitalares às demais cidades. Dourados é referência regional em atendimento de saúde e possui gestão plena dos recursos vindos do Ministério da Saúde.

A prefeitura afirma que apesar de receber recursos “bem menores” que Campo Grande, assumiu o desafio de tocar o Hospital da Vida, antes administrado pelo Hospital Evangélico. “Foi um compromisso firmado para garantir que o atendimento de urgência e emergência não ficasse comprometido em Dourados e região. O novo sistema passa por adaptação, mas em pouco menos de três meses já apresenta mudanças”, diz a nota.

Em setembro deste ano, através de uma fundação municipal ligada à Secretaria de Saúde, a prefeitura assumiu o gerenciamento do Hospital da Vida e atualmente faz uma reforma emergencial no prédio para oferecer mais conforto aos pacientes.

Ainda conforme a prefeitura, a principal responsabilidade do município, que é o atendimento básico de saúde, tem recebido investimentos constantes, como reforma e ampliação de postos de saúde e implantação do sistema de interligação informatizada das unidades.

O município afirma que tem investido em saúde além do que é exigido por lei, para garantir melhor atendimento. “A busca é constante por recursos através de projetos planejados e, por conta disso, Dourados pode comemorar avanços. O Hospital Regional vem contribuir muito nesse processo”, diz a assessoria da prefeitura.

O hospital – A assinatura da ordem de serviço, que autoriza a empresa vencedora da licitação a começar a construção do prédio, será às 14h, no auditório da prefeitura de Dourados. Com R$ 19,9 milhões já liberados para a primeira etapa, o hospital terá 120 leitos e será construído numa área de 5 hectares, localizada nas margens da BR-463, na saída para Ponta Porã. A área de 50 mil metros quadrados foi doada ao Estado pelo empresário Adão Parizzoto, do ramo de armazenagem de grãos.

O extrato de contrato entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a empresa Stenge Engenharia Ltda. para a construção da primeira etapa do hospital foi publicado no dia 22 de outubro no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá 540 dias para concluir a primeira etapa da obra.

Nos siga no