Interior

Com falta de chuva no Pantanal, cidade registra 2,5 mil focos de incêndio

Viviane Oliveira | 17/11/2015 12:05
Corumbá lidera o ranking de queimadas no Estado. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Corumbá lidera o ranking de queimadas no Estado. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Mapa mostra grande possibilidade de queimadas na região do Pantanal.

Umidade relativa do ar baixa, temperatura alta e falta de chuva abundante favorecem a queimadas na região Pantaneira. No dia 13 deste mês, foi registrada na cidade de Corumbá temperatura máxima de 39,2ºC, com sensação térmica de 45ºC.

Este ano, a Cidade Branca teve 2.588 focos de queimadas, mais da metade dos 4.804 contabilizados em todo Mato Grosso do Sul, conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O documento criado automaticamente pelo sistema de monitoramento de queimadas por satélites do Inpe e analisado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de mato Grosso do Sul), mostra o risco de fogo para esta terça-feira na região do Pantanal.

O mapa mostra possibilidade de queimadas, tanto na área urbana, quanto florestal. A cor vermelho bordô, indica situação critica e o vermelho mais claro risco alto para a região. A maioria das queimadas fica em áreas de difícil acesso.

O número de focos de incêndio na região Corumbá, que lidera o ranking de queimadas, aumentou 153% de janeiro até agora, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 1.020 focos. Porto Murtinho aparece na lista do Inpe em segundo lugar com 374 casos e Aquidauana em terceiro, com 363. 

Para hoje não há previsão de chuva para Corumbá. Por lá, o tempo deve ficar com períodos nublado e temperatura máxima na casa dos 31ºC.

Nos siga no