Interior

Com escolta armada, carga de drogas roda 120 km para ser incinerada

São 16,5 mil quilos que entraram na delegacia da PF em Ponta Porã de agosto a outubro

Helio de Freitas, de Dourados | 08/10/2021 12:19
Policial federal vigia carga de droga levada para incineração. (Foto: Divulgação)
Policial federal vigia carga de droga levada para incineração. (Foto: Divulgação)

Mais 16.500 quilos de drogas foram incinerados nesta sexta-feira (8), na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A destruição ocorreu no forno de uma farinheira no Distrito Industrial de Dourados.

Em ano com expectativa de novo recorde nas apreensões, o entorpecente estava na delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, cidade separada apenas por uma rua do território paraguaio. O volume inclui também as apreensões feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e por outras forças policiais.

Para ser incinerada, a droga foi trazida até a indústria em Dourados, sendo escoltada por policiais fortemente armados pela BR-463, a principal rota do tráfico na fronteira.

Veja o vídeo:

Segundo a PF, o grande volume de drogas é consequência do número de flagrantes provenientes de diversas forças policiais, inclusive, apreensões da própria delegacia. As apreensões são direcionadas à PF quando fica configurada a transnacionalidade ou interestadualidade do tráfico.

A maior parte da carga é de maconha. O Paraguai, que tem 1.200 km de fronteira com Mato Grosso do Sul, é um dos maiores produtores da erva no mundo.

Para a incineração são necessárias autorizações da Justiça Federal, Justiça Estadual e Vigilância Sanitária, além de planejamento logístico. Somente neste ano, a Polícia Federal em Ponta Porã já incinerou aproximadamente 66 toneladas de drogas.

Nos siga no