Interior

Com dispositivo para bloquear travas, trio faz série de furtos e é preso

Caso passou a ser investigado depois que o proprietário de um comércio da cidade procurou a delegacia e entregou imagens do crime

Geisy Garnes e Kerolyn Araújo | 17/08/2020 18:12
Celulares e dinheiro apreendido com os suspeitos (Foto: Divulgação)
Celulares e dinheiro apreendido com os suspeitos (Foto: Divulgação)

Três goianos foram presos nesta segunda-feira (17) após cometeram série de furtos no centro de Chapadão do Sul – a 321 quilômetros de Campo Grande. Os suspeitos esperavam as vítimas estacionarem em frente a estabelecimentos comercias da cidade, bloqueavam os alarmes e as travas dos carros e furtavam objetos deixados dentro dos veículos.

O trio passou a ser investigado depois que o proprietário de um comércio da cidade procurou a delegacia e entregou imagens de um dos crimes. Ele contou que a vítima foi uma cliente que parou a caminhonete S10 na Avenida Goiás e desceu para fazer compras no sábado (15). Quando voltou, percebeu que o celular havia sido furtado.

A gravação feita pelas câmeras de segurança do estabelecimento e entregue a polícia, mostraram um Ford Ka Sedan parar próximo a caminhonete e logo um dos passageiros descer e abrir a porta da S10 sem qualquer empecilho. Após alguns minutos dentro do veículo, retorna para o carro e foge.

Ao ouvir o relato do comerciante, um policial lembrou que no mesmo dia passou por situação parecida. Ele detalhou aos colegas que parou em frente a uma conveniência, desceu para fazer compras, mas percebeu que havia esquecido a máscara e voltou ao carro. Logo percebeu que o sistema de alarme e as travas não estavam funcionando.

Neste momento, notou um homem perto do veículo. O suspeito, no entanto, entrou em um Ford Ka, com placas de Belo Horizonte, e foi embora. Horas depois, outras duas pessoas procuraram a polícia e relataram ser vítimas do mesmo crime.

Os policiais começaram a fazer rondas pela cidade em busca do Ka branco, mas em um primeiro momento, os suspeitos não foram encontrados. Mais tarde, o delegado Felipe Machado Potter se deparou com um veículo com as mesmas características das denúncias enquanto andava pela cidade e resolveu segui-lo.

O motorista do Ford Ka dirigiu por várias ruas e avenidas e reduzia a velocidade sempre que passava na frente de estabelecimentos comerciais. Após alguns quilômetros, o delegado pediu reforço aos investigadores da Delegacia de Polícia Civil da cidade, que montaram o cerco aos suspeitos e os abordaram na Avenida Onze.

Eles tentaram fugir, mas como havia muito trânsito na região, não conseguiram escapar. Por um tempo, desobedeceram às ordens policiais para sair do veículo e visivelmente mexeram em um celular antes de destravarem as portas e se entregarem. Com o trio, foram encontrados vários celulares, um deles reconhecido como o furtado de uma das vítimas.

Presos em flagrante, os suspeitos foram identificados como Edilson Abreu dos Santos, de 28 anos, Gabriel Gomes de Sousa, de 23 anos e Lucas Tavares Gonçalves, de 27 anos. Ao Campo Grande News, o delegado explicou que os três homens possuem uma extensa ficha criminal e são todos de Goiânia.

“Eles usam um dispositivo para impedir que a vítima consiga travar o carro com uso do controle do alarme. A vítima que sai do carro não percebe que o carro permaneceu aberto. Identificamos quatro vítimas, mas devem surgir outras”. detalhou o Potter. Caso é investigado como furto, associação criminosa e tentativa de furto.

Nos siga no