Interior

Com apoio do Exército, CCZ faz mutirão contra transmissor da febre chikungunya

Helio de Freitas, de Dourados | 28/11/2014 16:08
Em Dourados, homens do Exército têm ajudado no combate ao mosquito da dengue desde o início do ano (Foto: Divulgação)
Em Dourados, homens do Exército têm ajudado no combate ao mosquito da dengue desde o início do ano (Foto: Divulgação)

Apoiados por soldados da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, equipes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e agentes comunitários de saúde fizeram hoje um mutirão em bairros da região oeste de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O objetivo foi eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes se reuniram na unidade ade saúde da Seleta, onde e se dividiram para percorrer o Jardim Flórida, Parque do Lago 1 e Jardim Novo Horizonte. Foram feitas ações de conscientização dos moradores e eliminação de focos do mosquito.

Conforme a saúde pública, a intenção é reforçar o alerta para a população ajudar na prevenção às duas doenças, transmitidas pelo mesmo inseto. Neste ano foram notificados 173 casos suspeitos de dengue na segunda maior cidade de Mato Grosso e 33 deram resultado positivo. No caso da febre foram três casos suspeitos, um já deu negativo e dois estão em investigação.

Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, informou que apesar dos índices baixos é preciso que a população mantenha os cuidados para evitar aumento da infestação do mosquito a partir de agora, com o clima mais úmido e quente. “O mais importante é a população se conscientizar sobre seu papel”, afirmou.

Neste sábado, o mutirão será feito na área central, a partir da Praça Antônio João. Além do combate à dengue e febre chikungunya, haverá panfletagem sobre outras zoonoses, como leishmaniose visceral humana e canina, sobre animais peçonhentos e roedores.

Uma tenda será montada na praça para vacinação de cães e gatos. Até agora, conforme a Secretaria de Saúde, 41,6 mil animais receberam a dose da vacina contra a raiva em Dourados.

Nos siga no