Interior

Com 5,5 mil habitantes, Juti comemora 25 anos

Paula Maciulevicius | 14/12/2012 08:43
Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)
Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)

O município de Juti completa 25 anos nesta sexta-feira. Fundada entre os anos de 1912 e 1915 como Santa Luzia, por influência do progresso da extração da Erva-Mate, vegetação típica e natural da região, os primeiros moradores, segundo relato histórico da cidade, chegaram em dezembro de 1898.

Mas foi a partir de 1920, que a vila cresceu a ponto de se tornar o maior centro comercial da região, chegando a ter em média, 2,5 mil casas, entre residências e comércios. Época em que aparecem personagens que marcaram a história da cidade. Como Mimi, de nome Sizenando Alves Rocha, primeiro farmacêutico, alopata, homeopata, laboratorista e boticário. O professor e chamado de conhecedor de redação e leis, Manoel Nogueira, além do açougueiro, Vasco Venancio Soares, e um dos primeiros professores a lecionar para as crianças de Santa Luzia, Antônio Vieira.

Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². Território dividido pelos distritos de Paz, o da Sede, o de Juty ou Santa Luzia, Nova América e Cristalina. 

Juti está posicionado sobre o espigão mestre da serra dos dourados, no Sul do estado do Mato Grosso Sul, entre os rios Dourado, ao Norte e, Amambay e Piratini, ao Sul. Limitando-se ao Sudeste, Oeste e Noroeste, com o município de Ponta Porã; Norte com o município de Dourados; Nordeste com o município de Fátima do Sul e Jatey e, leste com o município de Naviraí, e ao Sul, com o município de Iguatemi, e Amambay.

Nos siga no