Interior

Com 15 presos doentes, juíza manda fechar cadeia e suspender audiências

Nadyenka Castro | 17/05/2013 17:49

Com a constatação de que 15 pessoas estão com tuberculose na cadeia pública de Caarapó, distante 283 quilômetros de Campo Grande, a juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes Xavier, acatou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e determinou a interdição do local e a suspensão de audiências.

De acordo com a decisão dessa quinta-feira, um dos internos da cadeia estava com tuberculose e transmitiu a doença para outros. Treze detentos e dois estagiários estão doentes.

Como estes detentos têm contato com policiais, internos do semiaberto, funcionários do Fórum e familiares, a doença pode ser transmitida a muita gente e para que isso não aconteça, a magistrada fez uma série de determinações.

A cadeia pública deve ser interditada por 30 dias; as visitas suspensas; os detentos transferidos imediatamente; os presos em flagrantes devem ser encaminhados para outro local e as audiências com internos e policiais da delegacia devem ser suspensas.

A magistrada também determinou que a Secretaria de Saúde mande os agentes de saúde visitar as residências dos internos do regime semiaberto, para verificar se houve contaminação, e também que faça exames em todos os servidores do Fórum – incluindo juízes -, da Defensoria Pública e do MPE.

A Secretaria de Estado de Saúde deve encaminhar os resultados de exames já feitos no prazo de 24 horas.

De acordo com a Polícia Civil, nesta sexta-feira foram transferidos nove detentos para o Presídio Harry Amorim Costa, em Dourados. Os demais aguardam vagas.

Nos siga no Google Notícias