Interior

CNJ faz mutirão nesta semana para distribuir documento a índios de MS

Aline dos Santos | 28/03/2012 08:00

A documentação é disponibilizada por meio do projeto “Cidadania, Direitos de Todos”

Um mutirão vai distribuir documentos para 2.700 índios em Mato Grosso do Sul nesta semana. O projeto do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) será realizado entre amanhã e sábado.

Serão entregues certidões de nascimento, RG, CPF, carteiras de trabalho e previdência social e o Rani (Registro Administrativo de Nascimento do Índio). A documentação é disponibilizada por meio do projeto “Cidadania, Direitos de Todos”, instituído em 2010 pelo CNJ.

Na região de Aquidauana, serão entregues os documento a moradores das aldeias Bananal, Lagoinha, Água Branca, Ipegue, Colônia Nova, Morrinho, Imbirussu, Limão Verde, Córrego Seco, Buritizinho e Cruzeiro. A próxima etapa será em Manaus (AM), onde será fornecida documentação para 1.200 pessoas. Desde 2010, quando se iniciou o projeto do CNJ, já foram expedidos cerca de 9.300 documentos.

No Estado, o mutirão foi organizado pelo Comitê Gestor para a Erradicação do Subregistro. Coordenador do órgão, o delegado Fabiano Gastald, explicou que em novembro de ano passado um levantamento identificou a quantidade e os tipos de documentos.

As certidões de nascimento e Rani já estão sendo confeccionados e serão entregues durante o mutirão. Outros documentos, como CPF e carteiras de identidade ou de trabalho, serão expedidos no local. O projeto já passou por aldeias urbanas de Campo Grande, além de Ponta Porã e Dourados.

Nos siga no Google Notícias