Interior

Clínica para atender crianças funciona sete anos após início da obra

Pronto Atendimento Infantil começou a ser construído em 2010 e obra foi concluída em 2013, mas só agora foi ativada

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2017 16:55
Prefeita Délia Razuk e secretário de Saúde conversam com mãe de criança que procurou atendimento (Foto: A. Frota/Divulgação)
Prefeita Délia Razuk e secretário de Saúde conversam com mãe de criança que procurou atendimento (Foto: A. Frota/Divulgação)

Começou a funcionar hoje (24) a unidade do PAI (Pronto Atendimento Infantil) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Voltada para atendimento de saúde a crianças e adolescentes, a estrutura ganhou nome de policlínica e levou sete anos para ficar pronta.

A prefeita Délia Razuk (PR), que entregou o PAI hoje, tinha lançado a pedra fundamental da obra no final de 2010, quando ocupava interinamente a prefeitura. Ela era presidente da Câmara de Vereadores naquele ano, quando o então prefeito Ari Artuzi (morto em 2013) foi preso, e administrou a cidade por quatro meses.

Localizado ao lado da Rua Coronel Ponciano, na mesma região onde já existe a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas, o PAI foi construído com recursos federais e ficou pronto em 2013, mas só agora começou a funcionar.

A policlínica recebeu o nome de Flamarion Capilé e vai atender crianças e adolescentes das 7h às 19h. Conforme o IBGE, Dourados tem 47 mil pessoas com até 15 de idade.

Segundo a prefeitura, o atendimento no PAI não será em caráter de pronto socorro, mas ambulatorial. Serão oferecidas consultas médicas especializadas com equipe multiprofissional, odontologia, saúde mental e também serviços de enfermagem.

Morto em 2010, Flamarion Capilé, filho de pioneiros, fundou junto com a esposa Josephina Capilé a Creche André Luiz, inaugurada na década de 70 e que atualmente atende 190 crianças de até cinco anos de idade.

“Meu filho conheceu uma obra desse porte quando estudava em Londrina, trouxe a ideia, minha amiga dentista Márcia Silveira fez o esboço, meu amigo Marçal Filho viabilizou os recursos em Brasília, o Murilo [Zauith, ex-prefeito] construiu o prédio e hoje nós estamos ativando as parcerias com universidades e a população. Em cada tijolo dessa obra está presente o amor pela criança”, afirmou a prefeita.

Nos siga no