Interior

Circulo em volta do sol chama atenção de moradores e é fenômeno de calor

Juliana Brum | 25/10/2015 08:19
Fenômeno durou aproximadamente 60 minutos (Foto - Edgar Ricarte)
Fenômeno durou aproximadamente 60 minutos (Foto - Edgar Ricarte)

Um fenômeno atmosférico incomum ocorreu na manhã de sábado (25), em Jardim, cidade a 250 quilômetros de Campo Grande. Na região, a população pode observar por volta das 11h30 um arco, com as cores do arco-íris, foi visto em torno do sol e despertou a curiosidade dos moradores da cidade de 24,3 mil habitantes.

O mecânico Edivaldo Ricarte, 40 anos, contou que o fenômeno durou aproximadamente uma hora e o chamou atenção quando foi ao Centro e viu as pessoas olhando para o céu e comentando sobre o circulo "vermelho" em volta do sol.

"Quando cheguei no Centro reparei que havia algumas pessoas olhando para o céu e comentando. Cheguei em casa e pedi para meu filho tirar as fotos, porque foi rápido em questão de no máximo uma hora já acabou" contou Edivaldo.
Ele contou que em seguida o fato já estava nos grupos do whatsapp e a comunidade curiosa.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno registrado em Jardim é chamado de halo solar. O instituto explica que o fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus. Essas nuvens são compostas por cristais de gelo que se formam a aproximadamente 10 mil metros de altura. Quando os raios de sol incidem sobre estes cristais, decompõe a luz do sol nas cores do arco-íris, na forma de um círculo. O fato não é raro e a presença destas nuvens significa que o ar deve continuar com altas temperaturas nos próximos dias.

Em 2011 o Halo solar foi visto na região de Nioaque, interior do Estado e também chamou a atenção dos moradores.

Muitos curiosos registram o fato ( Foto - Edigar Ricarte)
Nos siga no