Interior

Cinco municípios de MS comemoram aniversário nesta sexta-feira

Renata Volpe Haddad | 11/11/2016 09:09
Naviraí tem atualmente, 52 mil habitantes, segundo o IBGE. (Foto: Divulgação)
Naviraí tem atualmente, 52 mil habitantes, segundo o IBGE. (Foto: Divulgação)

Ivinhema, Naviraí, Jateí, Anaurilândia e Pedro Gomes, comemoram nesta sexta-feira (11) aniversário de 53 anos de emancipação.

Distante 282 km de Campo Grande, Ivinhema tem 22.975 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município está localizado próximo a dois grandes centros econômicos, entre São Paulo e Paraná e o agronegócio é um dos segmentos de maior destaque do município.

Grande variedade de atividades econômicas se desenvolvem em Ivinhema, tais como café, mandioca, frutas, cana de açúcar, suínos e aves. Inserido na região da Grande Dourados que experimentou um rápido crescimento econômico pela reforma agrária instalada na região em 1943, recebendo migrantes colonos de todo o país.

Jateí está a 292 km da Capital e o povoamento no município começou em 1954. A efetiva colonização de Jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o rio Dourados invadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar uma segunda zona da colônia em outra área previamente delimitada, onde foi implementado o novo povoado, em 1956 e o município foi criado em 11 de novembro de 1963.

A origem do nome de Jateí é uma variante do nome Jataí, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado.

Ivinhema tem 23 mil habitantes, aproximadamente. (Foto: Prefeitura Municipal/ Divulgação)

Os primeiros imigrantes chegaram em Pedro Gomes, distante 309 km de Campo Grande, em 1838. Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região se formou e recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para se refrescar. O município também foi emacipado em 1963. Hoje, segundo o IBGE, são 7.738 habitantes.

Naviraí, localizado na região Sudoeste do Estado, distante 366 km da Capital, foi desmembrado de Caarapó, também em 1963. Atualmente, são 52.367 habitantes e a economia da cidade é sustentada no setor produtivo. Naviraí possui várias empresas e cooperativas de grande porte. Foi construído no município um aeroporto com capacidade para aeronaves de médio porte e está reestruturando e ampliação do local que hoje possui 800 metros, passará a possuir 1200 metros com iluminação, permitindo pousos noturnos.

Anaurilândia, a 371 km de Campo Grande, tem 8.865 habitantes, segundo o IBGE. A principal economia da cidade era a erva-mate, planta nativa da região. Em 1963, o município foi desmembrado da Vila Água Amarela que passa a se chamar município de Anaurilândia.

 

Nos siga no