Interior

Cinco escolas disputam título em penúltima noite de Carnaval

Folia encerra hoje com baile infantil, bloco, trio elétrico e banda

Elci Holsback | 28/02/2017 16:43
Público assistiu desfiles até madrugada desta terça-feira (Foto: Notícias MS)
Público assistiu desfiles até madrugada desta terça-feira (Foto: Notícias MS)

Um dos carnavais mais tradicionais de Mato Grosso do Sul encerra nesta terça-feira (28). A folia de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande atraiu grande número de turistas tanto do Estado, quanto da Bolívia, país fronteiriço.

Ao todo dez escolas de samba dos grupos especial e de acesso, além de cordões, blocos e palhaços lotaram a  avenida General Rondon entre o sábado (24) e ontem (27). Hoje, a folia inicia às 20 horas, mas antes, às 17 horas, acontece o baile infantil na Praça da Independência.

Além do Carnaval Cultural, que este ano terá a participação especial dos Comparsas Bolivianos, o público terá ainda o desfile do bloco independente Afoga o Ganso, que desce a avenida com trio elétrico e a banda Thimbahia. A principal atração da noite, a Bateria Batuque Digital, promete animar o público até a madrugada de quarta-feira, no palco armado na Praça Generoso Ponce. Haverá ainda dois shows com artistas locais, segundo informações do site do Governo do Estado.

Último dia de folia terá banda, bloco e trio-elétrico (Foto: Notícias MS)

Desfiles - Com a presença do governador Reinaldo Azambuja, secretários de Governo Eduardo Riedel e de Cultura Athayde Nery, além do comandante da Polícia Militar, coronel Valdir Acosta o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, na segunda-feira, manteve o público na avenida até a passagem da última escola, por volta das 2h40 de hoje.

Cinco escolas disputam o título do grupo especial na cidade: Pesada, Marquês de Sapucaí, Vila Mamona, Mocidade e Império do Morro.

A Pesada abriu o desfile das escolas de samba, com 800 componentes, em 14 alas, defendendo o enredo “De Cabral ao atual, um Brasil sem igual. Cultura, dança e miscigenação, assim surge a arte popular”. A agremiação campeã do acesso no ano passado levou à avenida cinco carros alegóricos e um tripé.

Com 800 componentes, a escola Marquês de Sapucaí foi a segunda escola a se apresentar. O enredo foi “Tributo à Beleza”. A comissão de frente chamou a atenção com os guardiões do Olimpo que reverenciaram a deusa Afrodite, com lanças acopladas aos elementos cenográficos.

Já a Vila Mamona desfilou com 850 componentes, defendendo o enredo “O jogo já começou, A Vila se lança para a sorte”. O embaralhar das cartas foi o tema apresentado pelos 12 integrantes da comissão de frente.

Em busca do segundo título consecutivo e 32° da história da escola, a Mocidade apostou no enredo “Chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor”. A comissão de frente representava os trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento do país.

A Império do Morro levou para avenida alas coreografadas e encenação do tradicional banho de São João. A comissão de frente trazia o Banho de São João apresentado por 12 componentes que se dividam entre o sagrado e o profano. A bateria do Mestre Edinho, contou com120 componentes.

Cinco escolas disputam título no grupo especial (Foto: Notícias MS)
Corumbá tem um dos mais tradicionais carnavais do Estado (Foto: Notícias MS)
Nos siga no