Interior

Cidade comemora 100 anos com avanços na saúde e indústrias

Renata Volpe Haddad | 15/06/2015 08:59
Cidade é a terceira mais populosa de Mato Grosso do Sul e tem grande potencial industrial. (Foto: Perfil News)
Cidade é a terceira mais populosa de Mato Grosso do Sul e tem grande potencial industrial. (Foto: Perfil News)

Três Lagoas completa 100 anos hoje. Fundada em 1915, conhecida como “Cidade das Águas” ou “Capital do Bolsão”, a cidade é a terceira mais populosa de Mato Grosso do Sul, e de acordo com estimativas do IBGE de 2014, possui uma população de 111.652 habitantes. Mais tarde, com a chegada de indústrias, se tornou a Capital da Celulose.

As comemorações começaram no fim de semana com a final do Campeonato Municipal de Futebol e jogo entre o Comercial e Operário e a Seleção de Funcionários e Convidados. Ontem (14), houve o lançamento da Pedra Fundamental do Instituto do Câncer, com participação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Com palavras da prefeita do município, Márcia Moura (PMDB) “este é o Centenário da Humanização”.

Instituto- Com previsão de ser entregue no início de 2017, oferecendo atendimento ambulatorial, radioterapia, internações para quimioterapia infusional e transplante de medula óssea, disponibilizando ao todo 30 leitos, o instituto será construído num terreno de 5 mil m², doado pelo grupo Montanini, para construção da sede própria.

Com a implantação, será criado o Primeiro Laboratório de Biologia Molecular do Mato Grosso do Sul, com apoio da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). Também será criado a Unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente todos os pacientes que necessitam desse tratamento são encaminhados para São Paulo.

Além disso terá a criação de um centro de pesquisa clínica para desenvolvimento de novos tratamentos em parceria com outros hospitais de excelência. “Eu sei como é ter esta doença e sei também que todo apoio da família é muito importante, e quanto mais eles estiverem próximos, melhor”, declarou Márcia Moura.

Comemorações - No feriado de hoje em Três Lagoas, acontece o hasteamento da bandeira e o desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade, na avenida Antônio Trajano.

Às 11h, acontece o lançamento da Pedra Fundamental da Ampliação da Eldorado Brasil, fábrica de celulose. Hoje será lançado a segunda linha de produção da fábrica com investimentos de R$ 8 milhões. A previsão é que a nova linha da Eldorado, com capacidade produtiva de dois milhões de toneladas por ano, comece a operar no primeiro semestre de 2018.

Logo a noite, a partir das 19h, terá a final de rodeio no parque de exposições Joaquim Marques de Souza, com entrada franca, finalizando com show da dupla Di Paullo e Paulino, com entrada gratuita.

Nos siga no