Interior

Cassilândia completa 58 anos de emancipação nesta sexta-feira

Nyelder Rodrigues e Viviane Oliveira | 03/08/2012 19:32
Atualmente, município tem  21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE (Foto: Divulgação)
Atualmente, município tem 21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE (Foto: Divulgação)

Desmembrado de Paranaíba no dia 3 de agosto de 1954, Cassilândia, cidade localizada a 418 quilômetros de Campo Grande, na região do Bolsão do Mato Grosso do Sul, completa nesta sexta-feira (3), feriado no município, 58 anos de emancipação política e administrativa.

As comemorações com o tradicional desfile de carros, entre outros, e o churrasco que mata uma vaca a cada ano completado (este ano foram 58 vacas) aconteceram no último domingo, 29 de agosto. Entretanto, neste sábado (4), acontece uma apresentação de bandas e fanfarras às 18h, na Praça São José. A comemoração será promovida pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Elevado a categoria de município pela Lei Estadual nº 368, de 30 de junho de 1954, Cassilândia começou a se formar em 1943, quando Joaquim Balduíno de Souza, conhecido como Cassinha, criou um povoado para apoiar os fazendeiros no descolamento diário na região.

A intenção de Balduíno era facilitar o acesso da região aos centros comerciais, e ao perceber que o povoado teria grandes chances de crescimento, Joaquim Balduíno doou parte da fazenda que era proprietário, permitindo a expansão do local, que foi chamado de São José, e posteriormente de Cassilândia, em homenagem à Balduíno, o Cassinha.

Além de Joaquim Balduíno, Cassilândia teve outros pioneiros, como Amim José e Sebastião Leal, que depois acabou sendo o primeiro prefeito eleito no município, que atualmente tem população estimada em 21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE.

(Colaborou Chrissanto Veron, da Patriarca AM)

Nos siga no