Interior

Candidato tem até dia 26 para pedir isenção no vestibular da UFGD

Helio de Freitas, de Dourados | 15/08/2016 11:07
Unidade 2 da UFGD, na Cidade Universitária (Foto: Divulgação)
Unidade 2 da UFGD, na Cidade Universitária (Foto: Divulgação)

Termina no dia 26 deste mês o prazo pra pedir isenção da taxa de inscrição para o vestibular da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As provas estão marcadas para o dia 20 de novembro e o período de inscrição começou dia 8 e segue até 7 de outubro.

A taxa de inscrição é de R$ 80, mas o candidato com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada tem direito à isenção.

Conforme a assessoria da UFGD, para solicitar a isenção é preciso comprovar os documentos exigidos e enviar essa documentação ao Centro de Seleção da UFGD, das 8h às 11h e das 13h às 17h ou via Sedex para a Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 504, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS).

A relação dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada no dia 12 de setembro.

Vagas – A UFGD vai abrir 962 vagas distribuídas em 33 cursos de graduação, com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, determina 50% das vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita.

As vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, segundo o censo mais recente do IBGE.

Caso não haja candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Filme – Na quinta-feira (18), o Cineclube UFGD e o Grupo de Estudos InterArtes exibirão, na Unidade 2 da UFGD (que fica na Cidade Universitária), o filme “Em nome da lei” (2016), dirigido por Sérgio Rezende.

O filme está na lista de obras literárias, teatrais e cinematográficas que cairão nos vestibulares de 2017, 2018 e 2019 da UFGD. A sessão será às 15h30, na sala 7 da Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.

Estrelado por Mateus Solano, Chico Diaz e Paolla Oliveira, o filme foi gravado em Dourados inspirado na vida profissional do juiz Odilon de Oliveira, conhecido por combater o crime organizado na fronteira com o Paraguai.

Nos siga no