Interior

Campanha pretende coletar 180 bolsas de sangue em Jardim

Mariana Lopes | 08/03/2013 09:09

Durante a campanha de doação de sangue e medula, que acontece em Jardim, o Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de MS) pretende coletar 180 bolsas de sangue entre hoje e amanhã. O ponto de coleta será no Centro de Saúde Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, 428.

Nesta sexta-feira (8), o horário da doação de sangue e medula será no período das 13h30 às 17h30. E no sábado (9) a ação acontece a partir das 7h e segue até às 11h.

Para doação de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos, além de boa saúde. São retirados 5 ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Inca – Instituto Nacional do Câncer).

Então os dados genéticos do doador são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se for constatada compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável.

Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Nos siga no Google Notícias