Interior

Campanha contra raiva animal já imunizou 41 mil cães e gatos

Helio de Freitas, de Dourados | 24/10/2014 08:36
Vacinação começou sábado em Dourados e será mantida mesmo já atingindo a meta (Fot: Divulgação/A. Frota)
Vacinação começou sábado em Dourados e será mantida mesmo já atingindo a meta (Fot: Divulgação/A. Frota)

A campanha de vacinação contra a raiva, coordenada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e iniciada no sábado, dia 18, já a vacina em 41,4 mil cães e gatos, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura. A meta para este ano já foi alcançada, mas a vacinação continua nos bairros, com o objetivo de superar o índice de vacinação de 2013, quando foram imunizados 42 mil animais.

A meta era vacinar 80% da população canina estimada, que corresponde a 33,3 mil animais. Até agora já foram vacinados 35,7 mil cães (85,7% do total), superando a meta estabelecida. Para a população felina não há uma população estimada nem meta estabelecida, mas já foram aplicadas 5,6 mil doses em gatos.

Conforme a prefeitura, mesmo com a meta já superada a distribuição de doses continuará até o final da campanha, no início de dezembro. “Agora não teremos mais postos fixos de vacinação durante a campanha. Vamos fazer um trabalho itinerante, nos bairros onde há menores índices de animais imunizados”, afirmou a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre da Silva.

Os donos de animais que quiserem levar cães e gatos aos locais das equipes de vacinação precisam se informar com o CCZ através do telefone (67) 3411-7753. Todos os cães e gatos a partir de quatro meses de vida devem ser vacinados, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, já que não existe contraindicação.

Nos siga no