Interior

Campanha contra influenza começa dia 30 para vacinar 66,4 mil pessoas

Helio de Freitas, de Dourados | 22/04/2016 14:53
Dourados abre campanha no dia 30 deste mês (Foto: Arquivo)
Dourados abre campanha no dia 30 deste mês (Foto: Arquivo)

A Campanha de vacinação contra influenza começa dia 30 deste mês em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Seguindo o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde, todas as unidades de saúde do município vão funcionar das 8h às 17h do sábado que vem. A meta é imunizar 66,4 mil pessoas na cidade.

Devem tomar a vacina, que previne contra vários tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1, crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas a partir de seis meses de idade, idosos acima de 60 anos de idade, e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, além de pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina também estará disponível para profissionais da saúde, mas precisam apresentar comprovante de que se trata de trabalhador da área, e pessoas com doenças crônicas. Quem não é registrado na unidade de saúde mais próxima de casa deve levar até o posto a comprovação dessa condição para poder receber a dose.

Segundo a Secretaria de Saúde de Dourados, a vacina só é contra indicada em caso de reação alérgica a algum componente dela ou doença aguda no momento da vacinação. Qualquer dúvida sobre as doses podem ser sanadas diretamente nos locais de atendimento.

Após o Dia “D” da campanha, a ação vai continuar em todas as unidades de saúde que funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para receber as doses, basta procurar o posto mais próximo de casa.

Nos siga no