Interior

Câmara de Nova Andradina aprova doação de área para Hospital do Câncer

Ana Paula Carvalho | 10/07/2012 10:49
Vereadores votam doação de área (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Vereadores votam doação de área (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)

A Câmara Municipal de Nova Andradina aprovou por unanimidade, em regime de urgência especial, o projeto de lei de autoria do Executivo que prevê a doação de uma área de um hectare para a construção do Hospital do Câncer de Barretos na cidade. A votação aconteceu nessa segunda-feira.

Inicialmente o valor da obra está estimado em aproximadamente R$ 10 milhões. Em março deste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já havia anunciado aos senadores Antônio Russo Netto (PR) e Delcídio do Amaral (PT) a liberação de recursos para a implantação de um centro de diagnóstico precoce de câncer no estado.

A unidade deve atender 39 municípios das regiões de Dourados e do Vale do Ivinhema, onde vivem aproximadamente 720 mil habitantes. A obra será construída perto do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na rodovia MS-134.

A construção da unidade em Nova Andradina foi articulada pelo vereador Sandro Roberto Hoici (DEM), relator especial do projeto de autoria do Executivo, e pelo coordenador de assuntos relativos ao Hospital do Câncer de Barretos (SP) em Mato Grosso do Sul, Ademar Capucci.

O gerenciamento dos recursos será feito pela Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer. Os repasses partirão da emenda do senado Delcídio do Amaral, em parceria com o Ministério da Saúde.

Também haverá uma unidade móvel percorrendo o Estado para auxiliar no tratamento da doença. Para isso, o senador Antônio Russo NEtto destinou R$ 2,3 milhões para a compra de um ônibus com aparelhos de diagnóstico.

Nos siga no