Interior

Caçadores são presos com queixadas abatidas em Costa Rica

Francisco Júnior | 11/06/2011 15:12

Os caçadores poderão responder por formação de quadrilha

Quatro caçadores foram presos ontem (10), em Costa Rica, por crime ambiental. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), eles foram encontrados com animais da espécie queixada abatidos.

O flagrante aconteceu depois que a PMA recebeu denúncias de que um grupo de caçadores praticava caça na fazenda Cervo, no município. Ontem, os policiais ficaram sabendo que o grupo saíra para praticar caça mais uma vez. Diante disso, foi solicitado um mandado de busca e apreensão para verificar a existência de animais abatidos na residência de Anilton Fagundes de Carvalho, um dos caçadores.

Na casa dele, foi encontrada no freezer uma sacola com um queixada abatido.

Após o fato, por volta das 17 horas, os policiais foram à fazenda Cervo e Ilson Lopes Batista, Osmiro da Silva Manoel da Silva utilizando várias armadilhas para a caça.

Na residência de Ilson, os policiais apreenderam mais animais mortos, além de uma espingarda calibre 36 e um revólver calibre 38, com munições. Já na casa de Osmiro foram apreendidos mais um animal silvestre da espécie queixada e um revólver calibre 38. Na de Manoel os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20.

As armadilhas foram desmontadas da mata e os caçadores foram presos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foram autuados pelo crime ambiental. Se condenados poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção, visto que o animal está na lista de espécie em extinção.

Eles também responderão por formação de quadrilha, que prevê pena de uma a três meses de reclusão. Além disso, cada autuado recebeu multa administrativa de R$ 500,00 pelo abate dos animais.

Nos siga no Google Notícias