Interior

Aumento no volume de chuva faz municípios reforçarem monitoramento de rios

Família ribeirinha precisou ser atendida pela Defesa Civil por conta do transbordo do rio Miranda, na semana passada

Liniker Ribeiro | 04/12/2017 10:50
Aumento no volume de chuva faz municípios reforçarem monitoramento de rios

Com o início da temporada de chuvas, que normalmente ocorre entre os meses de novembro e março, muitos municípios de Mato Grosso do Sul estão reforçando o monitoramento de rios, na tentativa de prevenir situações catastróficas.

Em Miranda, a 207 quilômetros de Campo Grande, a elevação do nível do Rio Miranda fez com que a Defesa Civil prestasse atendimento a uma família ribeirinha, na última sexta-feira (1º). Foram distribuídos colchões e kits de limpeza aos moradores que tiveram sua residência atingida.

As águas baixaram no dia seguinte, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, voltou a chover na tarde ontem (3) e, por isso, o monitoramento do rio continua sendo feito. Só esta noite, choveu cerca de 12 mm na cidade. O nível do Miranda neste momento mede 6,69 metros.

Em Coxim, no norte do estado, o nível do Rio Taquari também é considerado normal. Depois de ter subido, na semana passada, equipes da Defesa Civil também estão monitorando diariamente o volume de água no local.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) chegou a acionar a Defesa Civil para fazer a retirada da população ribeirinha que mora às margens do rio Taquari, após conseguir detectar em seu monitoramento do nível dos rios que haveria um transbordamento. Apesar disso, nenhuma família deixou seus imóveis às margens do rio.

"Esse monitoramento dos rios do Estado que realizamos no Imasul nos permite agir de forma preventiva, proporcionando maior segurança à população das regiões ribeirinhas", lembra o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Nos siga no