Interior

Audiência pública vai ouvir população sobre futuro de prédio histórico

Mariana Castelar | 04/05/2016 12:25
O Castelinho deve ser transformado em um espaço cultural (Foto: Divulgação)
O Castelinho deve ser transformado em um espaço cultural (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (10) a Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Inovação de Mato Grosso do Sul ) irá realizar uma audiência pública com o objetivo de ouvir a população sobre os anseios a respeito do Castelinho, prédio histórico de Ponta Porã – distante 323 km de Campo Grande, construído na década de 20.

Para o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação de Estado, Athayde Nery, o objetivo da audiência é dar voz à população. “A intenção é dar voz à comunidade, valorizar a identidade cultural da região e despertar o sentimento de pertencimento para que a população se aproprie do espaço”.

Na audiência será distribuído um questionário aos presentes sobre as ideias para o espaço. Elas também servirão como um instrumento de registro e inventário dos personagens e agentes históricos locais, assim como famílias e pessoas que possuam algum acervo de importância para a constituição da história regional.

Hoje, o prédio é de responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e deve ser transformado em um espaço cultural a ser definido em parceria com a população. A Sectei pretende também realizar oficinas de memória e história oral com o objetivo de documentar os relatos e informações dos moradores, registros que compõem parte do patrimônio intangível da cidade, conseguindo assim dar início a criação de uma cervo cultural que irá estar disponível publicamente nas futuras instalações.

Devido as suas características arquitetônicas de fortificação, a construção ficou conhecida como Castelinho. Em 1943, o local foi sede do governo do novo Território Federal de Ponta Porã. Ele foi tombado como patrimônio histórico pelo decreto 3.940, de 4 de Novembro de 1996.

Nos siga no