Interior

Audiência na segunda retoma sonho de ferrovia entre Dourados e PR

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2017 10:43
Traçado projetado pela Ferroeste inclui ramal ligando Dourados a Cascavel (Foto: Divulgação)
Traçado projetado pela Ferroeste inclui ramal ligando Dourados a Cascavel (Foto: Divulgação)

A cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai sediar na segunda-feira (16), às 16h, a última das quatro consultas públicas promovidas pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.), para explicar a proposta de construção de uma nova ferrovia entre a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá. A reunião será no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

As outras três consultas ocorreram em Guarapuava (PR), Cascavel e Curitiba, entre os dias 5 e 9 deste mês. segundo a Prefeitura de Dourados, a principal finalidade é receber contribuições da sociedade civil sobre o modal ferroviário. Após as audiências, a Ferroeste pretende iniciar discutir a viabilidade da nova ferrovia.

O sonho de uma ligação férrea entre Dourados e o porto de Paranaguá é antiga. O município já teve estrada de ferro, que passava pelo distrito de Itahum, ligando Maracaju a Ponta Porã, mas o sistema está desativado há décadas.

No dia 27 de setembro, a prefeita Délia Razuk (PR) manteve audiência com o govenador do Paraná, Beto Richa (PSDB) sobre o ramal da Ferroeste. “A ferrovia é muito importante, não só para Dourados como também para Mato Grosso do Sul. Iria impulsionar o desenvolvimento da região, barateando custos de escoamento da produção e um atrativo a mais para potenciais investidores”, disse ela.

Nos siga no