Interior

Ato cívico comemora 147 anos da Retomada de Corumbá

Aliny Mary Dias | 13/06/2014 10:09
Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Além do feriado em Campo Grande, esta sexta-feira (13) também é dia de descanso para os corumbaenses, tudo porque hoje é celebrado os 147 anos da Retomada de Corumbá, cidade distante 419 quilômetros da Capital.

Em comemoração à data, ontem (12) a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que comemorou 68 anos, e autoridades da cidade participaram de uma cerimônia.

A data especial relembra o dia em que as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, da Província de Mato Grosso. O dia relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.

Também foram relembradas durante a cerimônia, o planejamento e os preparativos para Retomada de Corumbá. Foram elaboradas estratégias das operações. No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Os ataques foram iniciados às 14 horas e duraram até às 18 horas.

O prefeito Paulo Duarte (PP), participou da cerimônia e ressaltou a importância da data. “Temos que conhecer e reconhecer a história do nosso chão, da nossa terra, para entendermos o presente e construirmos um futuro com perspectivas positivas”, diz.

Nos siga no