Interior

Assembleia autoriza tombamento de ponte que liga Aquidauana e Anastácio

Nyelder Rodrigues | 27/11/2017 21:59

A ponte Roldão de Oliveira, que fica entre as cidades de Aquidauana e Anastácio, poderá ser tombada oficialmente pelo Governo do Estado, conforme decreto legislativo publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (27), instituindo o processo de tombamento.

O projeto é de autoria da deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) e inscreve a ponte no livro de registro de Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, além de proibir, sob pena de multa de 100% do dano causado, a demolição, destruição ou mutilação, pintura, reparação, reforma, ampliação, entre outros, feita sem prévia autorização.

"Também conhecido como a Ponte da Amizade, o monumento possui importância inquestionável, tanto de valor arquitetônico, como histórico e cultural", destacou a autora da proposta, completando.

"Sua construção iniciou em 1918 e foi inaugurado em 19 de dezembro de 1921, tendo sido a primeira ligação, não fluvial, entre as duas cidades. Possui 23 metros de altura e 63 metros de comprimento e chama atenção por ter sido adaptada de uma ponte ferroviária, de tecnologia inglesa. É motivo de orgulho para toda a região do Pantanal", frisa Antonieta.

Nos siga no Google Notícias