Interior

Após três anos inativa, Guarda Mirim aprova 1ª turma com 113 integrantes

Lista dos aprovados foi divulgada nesta segunda-feira e aula inaugural da primeira turma da Guarda Mirim será dia 10

Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2015 09:19
Idealizadores da nova Guarda Mirim de Dourados fizeram churrasco para arrecadar dinheiro (Foto: Divulgação)
Idealizadores da nova Guarda Mirim de Dourados fizeram churrasco para arrecadar dinheiro (Foto: Divulgação)

Recriada em 2015 após três anos inativa, a Guarda Mirim de Dourados divulgou nesta segunda-feira (26) a relação dos aprovados após as provas teóricas e testes de aptidão física e psicológico, realizados neste mês.

Antes chamada Patrulha Mirim, a corporação formada por adolescentes de 13 a 16 anos já teve papel importante na cidade, localizada a 233 km de Campo Grande, e foi a primeira oportunidade de emprego de milhares de jovens douradenses, mas estava desativada após se afundar em dívidas e denúncias contra os ex-dirigentes.

De acordo com a nova Guarda Mirim, foram convocados 113 candidatos que vão compor a primeira turma, sendo 76 do sexo masculino e 37 meninas. O grupo inicia as atividades em novembro.

A aula inaugural da primeira turma, que vai homenagear o coronel Francisco Libório da Silveira, ex-comandante da Polícia Militar em Dourados, será no dia 12 de novembro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a participação dos selecionados e familiares, e das autoridades que colaboram com a organização da Guarda.

João Frazão, presidente da Guarda Mirim, disse que a diretoria conseguiu concluir a primeira fase do processo com sucesso. “Também realizamos o primeiro churrasco beneficente para iniciar as ações com a turma e estamos preparando um show de prêmios para o começo dos trabalhos”, afirmou.

O edital com a relação dos aprovados e as datas para apresentação da documentação, formalizando a matrícula oficial, está publicado na página da Guarda Mirim pelo Facebook: https://www.facebook.com/guarda.mirim.984/photos/pcb.801012166676013/801011266676103/?type=3&theater.

Frequência na escola – Os adolescentes que se inscreveram para a Guarda Mirim precisaram comprovar frequência na escola e só puderam participar quem cursa no mínimo a quinta série do ensino fundamental e cuja família tem renda de até três salários mínimos.

A Guarda Mirim vai funcionar de forma provisória no estádio Douradão. Os alunos selecionados na primeira fase vão frequentar curso de formação com duração de seis meses. Um policial militar será o instrutor da turma, que receberá noções em dez disciplinas, entre as quais de direito, disciplina, informática e trânsito.

Após a formação, a Guarda Mirim quer firmar parceria com empresas privadas para oferecer estágio aos alunos. Outras metas da diretoria é reformar a antiga sede, no Jardim João Paulo II, e reassumir o controle do estacionamento rotativo no centro, feito atualmente por uma empresa privada, contratada pela prefeitura. Os guardas mirins de Dourados já tomaram conta da Zona Azul, até o início dos anos 2000.

Nos siga no