Interior

Após onda de calor que durou 12 dias, Dourados tem frio de 16 graus na madrugada

Helio de Freitas, de Dourados | 21/10/2014 11:03
Termômetro na Marcelino Pires mostra temperatura amena em Dourados nesta terça-feira (Foto: Eliel Oliveira)
Termômetro na Marcelino Pires mostra temperatura amena em Dourados nesta terça-feira (Foto: Eliel Oliveira)

Depois de enfrentar a maior temperatura dos últimos 35 anos, com calor de até 42 graus, a população de Dourados, a 233 km de Campo Grande, teve uma madrugada fria nesta terça-feira. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, a temperatura mínima foi de 16ºC às 5h39. Com umidade relativa do ar em 93% após uma chuva fraca durante a madrugada, a temperatura deve permanecer amena durante o dia. Às 10h a Embrapa registrava 23 graus.

A chuva de 32 milímetros registrada na manhã de ontem interrompeu a onda de calor que durou 12 dias em Dourados. Conforme o agrometeorologista da Embrapa, Ricardo Fietz, onda de calor é quando a temperatura de mantém acima dos 33 graus por vários dias. Na segunda-feira a temperatura máxima foi de 23,2 graus.

Mesmo com a chuva de ontem e previsão de continuar chovendo nesta terça-feira, o volume de precipitação pluviométrica em Dourados está muito abaixo da média para o mês de outubro. A média histórica do mês é de 143 milímetros, mas do dia 1º até agora a chuva foi de apenas 38 mm no município. Ricardo Fietz afirma que a chuva melhorou a umidade do solo, que estava com 25% do ideal. Entretanto precisa chover pelo menos 60 mm para devolver a normalidade ao solo e garantir o plantio da safra.

O INPE/CPTEC indica previsão de chuva em Dourados nesta terça-feira, com probabilidade de 80% e temperatura máxima de 30 graus.

Nos siga no