Interior

Após mortes, profissionais da saúde de Corumbá são capacitados sobre a H1N1

Bruno Chaves | 19/03/2014 08:10
Capacitação de profissionais acontece até a próxima sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Capacitação de profissionais acontece até a próxima sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Cerca de 300 profissionais da saúde da rede pública de Corumbá – a 419 quilômetros de Campo Grande – iniciaram ontem (18) uma capacitação que discute o protocolo de tratamento da Influenza. O curso chega ao fim na próxima sexta-feira (21).

Só este ano, a Cidade Branca confirmou três óbitos por causa da Gripe A (H1N1). Na capacitação, os profissionais recebem orientações sobre o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde que define condutas que devem ser adotadas frente aos casos de Influenza.

Das mortes confirmadas em Corumbá, duas foram laboratoriais. O terceiro óbito foi confirmado por vínculo epidemiológico. Duas das vítimas eram parentes de primeiro grau, mãe e filho.

Conforme o Diário Corumbaense, o médico e coordenador do pronto-socorro municipal, Rogério Takaki Bento, que é responsável pela capacitação, explicou que a Gripe A (H1N1) tem tratamento. Ele esclareceu que a gripe é um vírus como outro qualquer.

“As pessoas ficam preocupadas porque ela tem um grau de mortalidade maior que o restante de outros vírus. Não quer dizer que por gripe H1N1, a pessoa vai morrer. Por isso que é importante boa alimentação, beber bastante líquido e ter hábitos saudáveis de vida”, pontuou ao jornal local.

O médico ainda garantiu que a Gripe A pode ser curada de acordo com o organismo da vítima, lembrando que a rede de saúde possui medicação específica para esse tipo de tratamento.

Plano de Contingência – A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, criou um Plano de Contingência para acompanhar a epidemiologia e a evolução dos casos de Gripe A na cidade.

Haverá monitoramento e notificação de casos suspeitos, capacitação e agentes multiplicadores em relação às ações de prevenção à H1N1 e palestras de orientação à comunidade.

A Secretaria de Saúde ainda informa que, independente dos casos notificados, a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1 não será antecipada em Corumbá. Será seguido o calendário do Ministério da Saúde, que define o prazo de 14 de abril a 2 de maio para a vacinação.

Nos siga no