Interior

Apos cinco dias de greve contra reforma, professores retomam aulas amanhã

Decisão foi tomada em assembleia hoje no Simted, em Dourados; maioria das escolas e Ceims funcionou normalmente nesta segunda

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2017 13:23
Professores durante assembleia hoje no Simted (Foto: Divulgação)
Professores durante assembleia hoje no Simted (Foto: Divulgação)

Foi encerrada hoje (20) a greve de professores e servidores administrativos de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, iniciada no dia 15 em protesto contra a reforma da Previdência. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Embora o fim da greve tenha sido anunciado apenas após a assembleia, a maioria das 45 escolas municipais e 22 estabelecimentos da rede estadual de ensino já tinha retomado as aulas nesta segunda-feira. Algumas tiveram aula normal e outras liberaram os alunos às 9h.

Pelo menos 45 mil estudantes do ensino fundamental e médio ficaram três dias sem aula por causa da greve em Dourados. O Estado anunciou que vai cortar o ponto dos grevistas. Já a prefeitura não se manifestou sobre a paralisação.

Apesar da suspensão da greve, o Simted anunciou que atividades de mobilização contra as propostas de reforma do governo Temer, principalmente da Previdência e trabalhista, estão programadas para os próximos dias.

Gleice Jane Barbosa, presidente do sindicato, disse que o país vive retrocesso político e que não só a Previdência está ameaçada, mas o governo planeja também uma reforma trabalhista e até mesmo acabar com o direito a greve.

Na semana passada, os manifestantes passaram três dias acampados em frente ao escritório político do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), na área central de Dourados. Na sexta-feira, ele se reuniu com os grevistas, defendeu a reforma da Previdência, mas disse que vai votar contra o projeto da forma que foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional.

Na quinta-feira (23), os professores participam do seminário “A Reforma do Ensino Médio e as Implicações à Literatura no MS”, na Câmara de Vereadores de Dourados, às 13h30. O evento terá como palestrantes Elisângela Maia (Simted), Adilson Crepalde (Uems) e Paulo Custódio de Oliveira (UFGD).

A Câmara também recebe, na sexta-feira (24), a audiência pública “Reforma da Previdência”, às 19h.

Nos siga no