Interior

Aos 70 anos, Ribas aposta na 3ª fase de desenvolvimento com fábrica de celulose

Edivaldo Bitencourt | 18/03/2014 17:08
Prefeito está otimista com chegada de nova indústria (Foto: Arquvio)
Prefeito está otimista com chegada de nova indústria (Foto: Arquvio)

Município com a 3ª maior extensão territorial do Estado, com 17,3 mil quilômetros quadrados, Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da Capital, completa 70 anos nesta quarta-feira (19) com a expectativa de diversificar a base econômica. Famoso como Capital do Boi, a cidade deve receber a 3ª fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul, com investimento de R$ 8 bilhões e expectativa de produzir 2 milhões de toneladas de celulose por ano.

“Estamos iniciando uma nova fase de desenvolvimento”, comenta o prefeito José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, 55 anos, do PSDB e no terceiro mandato. Ele começa a qualificar parte dos 22,4 mil moradores para atender a demanda da indústria, que deverá empregar 8 mil operários na fase de construção e 1,7 mil após o início das operações.

A população da cidade festeja os 70 anos com expectativa de novo impulso na economia, que tem a pecuária como base. O município, segundo o prefeito, tem o 6º maior rebanho bovino do Estado.

A mudança na economia de Ribas do Rio Pardo começou nas últimas duas décadas, quando houve o plantio de floresta de pinus na região. Nos anos 90, carvoarias geraram empregos e impulsionaram o comércio na cidade. Depois, a chegada das serrarias deu novo bom econômico.

Agora, o município se prepara para a terceira fase com o início da construção da fábrica de celulose, previsto para junho deste ano. A CRPE Holding deverá investir R$ 8 bilhões no projeto e busca financiamento do BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

“Estamos preparando a cidade”, explica Zé Cabelo. Uma das obras previstas é a duplicação do perímetro urbano da BR-262, obra já aprovada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

Devido a grande extensão territorial, o município conta com 67 linhas de ônibus para transportar 2,2mil estudantes da zona rural. Outras oito linhas transportam universitários para a Capital todos os dias. Algumas linhas chegam a percorrer até 70 quilômetros para garantir a oferta do ensino público a todos os estudantes da zona rural.

A festa de comemoração dos 70 anos de Ribas começou no dia 1º deste mês com o Carnaval. A festa segue hoje à noite com um show e amanhã.

História – O povoamento da região começou no século XVII, quando os bandeirantes paulistas passaram pela região vindo pelo Rio Pardo em direção a Camapuã. Eles não ficavam no local porque Ribas do Rio Pardo não tinha ouro nem mão de obra barata dos índios.

Apesar de vestígios dos jesuítas e da passagem de expedições, o povoado começou a ser construído em 1900, com a chegada dos irmãos João e José dos Santos. Outros moradores chegaram de Santana do Paranaíba.

A chegada da estrada de ferro em 1914 foi um dos fatores que incrementaram a economia da região. A estação de trem foi inaugurada em 23 de julho de 1914.

Em 1918 foi criado a primeira escola do povoado. Em 7 de novembro de 1921, a vila foi elevada à categoria de Distrito de Paz. Ribas foi emancipado em 31 de dezembro de 1943.

Nos siga no