Alvo de operação, bandido comandava tráfico de dentro de presídio
Rogério Brites e outros três internos da PED estão entre 11 alvos de mandados da Operação La Catedral

Entre os 11 alvos dos mandados de prisão no âmbito da Operação La Catedral, desencadeada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, quatro já estavam recolhidos na PED (Penitenciária estadual de Dourados). Um deles é o chefe da organização, Rogério Henrique Brites, 31, o “Boquete”.
De dentro da maior penitenciária de Mato Grosso do Sul, “Boquete” comandava grupo criminoso acusado de tráfico de drogas, assaltos, homicídios e posse ilegal de armas.
Foi inspirado nele que a polícia nomeou a operação como “La Catedral”, em referência ao presídio onde o lendário traficante colombiano Pablo Escobar ficou preso antes de ser morto, na década de 90. Pablo Escobar mandou construir o presídio e de lá comandava uma rede mundial de tráfico de cocaína.

Na manhã de hoje, policiais civis saíram às ruas para cumprir os 11 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. Além de Dourados, os mandados foram cumpridos em Douradina, Ivinhema e Rondonópolis (MT).
Com apoio do helicóptero do GPA (Grupamento de Policiamento Aéreo), a operação envolve policiais civis de Dourados, de Fátima do Sul, de Ponta Porã e de Naviraí.
Equipes do Garras ((Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), Derf (Delegacia de Roubos e Furtos) e Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) também apoiam as buscas.
De acordo com o delegado Erasmo Cubas, do SIG (Setor de Investigações Gerais), o grupo criminoso liderado por “Boquete” foi mapeado após a prisão da mulher dele, responsável em colocar as ações criminosas em prática.
Através de provas encontradas na casa da mulher, em setembro deste ano, a polícia mapeou os 23 locais das buscas feitas hoje e identificou os 11 alvos dos mandados de prisão. Segundo o delegado, os presos fazem parte do chamado “núcleo duro” da organização.
Em Rondonópolis, foram apreendidos R$ 12 mil em dinheiro e quatro celulares. Em Dourados, foram apreendidas porções de droga, mas polícia ainda não divulgou o balanço das apreensões feitas hoje.