Interior

Acusado de assassinar adolescente em Costa Rica tem habeas corpus negado

Paula Maciulevicius | 04/07/2011 16:40

Delegado deve concluir inquérito e encaminhar ao Judiciário ainda nesta semana

Acusado de matar adolescente continua preso. Inquérito deve ser concluído nesta semana. (Foto: Arquivo Pessoal)
Acusado de matar adolescente continua preso. Inquérito deve ser concluído nesta semana. (Foto: Arquivo Pessoal)

O acusado de assassinar a adolescente Vanessa Ferreira da Silva, 15 anos, em Costa Rica, Robson Mendes de Oliveira teve o habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, no último dia 27.

Os advogados do acusado sustentaram no pedido de liberdade que Robson está colaborando com a instrução processual, comparecendo espontaneamente quando solicitado. Eles alegaram ainda não haver provas concretas quanto às supostas ameaças sofridas pela testemunha.

Robson está preso desde o dia 25 de abril deste ano, depois que o juiz da comarca expediu prisão preventiva, segundo o delegado responsável pelo caso Cleverson Alves dos Santos, o acusado vinha ameaçando testemunhas arroladas no inquérito.

A desembargadora e relatora do processo, Marilza Lúcia Fortes, justificou o indeferimento, afirmando que há necessidade da medida extrema diante da notícia de ameaças às testemunhas e da periculosidade do paciente, revelada pelas circunstâncias e motivos pelos quais ocorreram os delitos.

A investigação chegou a Robson Mendes, a esposa Inácia Campos e Celso dos Santos Maldainer, o “Gaúcho” como sendo os responsáveis pela morte de Vanessa. Os três foram presos preventivamente no dia 19 de março de 2011 e soltos no dia 18 de abril. Robson e Gaúcho voltaram para a cadeia seis dias depois acusados de ameaçarem testemunhas.

O delegado Cleverson relatou ao Campo Grande News que não teve ainda nenhuma confirmação dos três pedidos de exame de DNA de ossadas encontradas na região, se são humanas e seriam da adolescente. Ele reforçou que mesmo não tendo a confirmação das ossadas, o inquérito deve ser concluído ainda nesta semana e encaminhado ao Judiciário.

Caso - Vanessa quando desapareceu tinha 15 anos de idade, no dia 11 de dezembro de 2006, quando saiu de casa com uma tia e amigos para ir a um evento na Praça Central de Costa Rica e nunca mais retornou.

O motivo para o crime teria sido passional. As investigações apontaram que a adolescente tinha um relacionamento amoroso com Robson, casado com Inácia.

Eles são acusados de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. (Com informações site Hora da Notícia)

Nos siga no