Interior

Ação de vândalos destrói 20 mil doses de vacina contra a gripe

Edivaldo Bitencourt | 17/04/2013 14:56
Doses foram perdidas por causa de vandalismo (Foto: Divulgação)
Doses foram perdidas por causa de vandalismo (Foto: Divulgação)

A ação de criminosos causou prejuízos para a saúde pública, com a perda de medicamentos, em Corumbá, a 419 quilômetros da Capital. Cerca de 20 mil doses da vacina contra a gripe se perderam com a ação dos vândalos, segundo a Prefeitura da cidade.

Criminosos arrombaram o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Dom Aquino, e destruíram o relógio de energia elétrica. Não houve furto, mas o corte no fornecimento de luz causou a perda da vacina destinada para as unidades básicas de saúde.

A campanha começou na segunda-feira e a ação dos vândalos causou o dano na noite de domingo. O material destruído, que estava na câmara fria, foi devolvido para o Ministério da Saúde.

A prefeitura de Corumbá garantiu que a campanha de imunização continua apesar dos danos nas doses. A meta é vacinar 16.786 pessoas, entre crianças, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.

A Secretaria de Saúde comunicou que nem todas as vacinas estavam no almoxarifado, uma vez que boa parte já havia sido distribuída às unidades da saúde para a campanha, que se iniciou nesta segunda-feira, 15.

Além disso, um novo lote de reposição chega a Corumbá nesta quinta-feira (18). “A população não precisa se preocupar. Já tomamos todas as providências e a vacinação de modo algum será prejudicada, inclusive sábado, quando acontece o Dia D na Unidade Básica de Saúde da Família Popular Velha”, disse a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi.

A administração municipal garante que não ficará impune este e outros crimes contra o patrimônio público. O ato de vandalismo foi registrado em Boletim de Ocorrência ainda no dia 15 de abril na 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá.
A Polícia Civil investiga esta e outras duas ocorrências (25 de outubro e 4 de abril), ocorridas nos almoxarifados da Dom Aquino e também da Rua Firmo de Matos, que culminaram com o furto de materiais de limpeza.

Nos siga no