Interior

Acadêmica da UFGD ganha prêmio em São Paulo de melhor monografia do MS

Luciana Brazil | 16/08/2014 09:42
Larissa recebe prêmio da Ordem dos Economistas do Brasil. (Foto: Dourados Agora)
Larissa recebe prêmio da Ordem dos Economistas do Brasil. (Foto: Dourados Agora)

Uma acadêmica do curso de Ciências Econômicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) recebeu esta semana, em São Paulo, o prêmio de melhor monografia de Mato Grosso do Sul, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil. De acordo com o site Dourados Agora, Larissa Viscardi Mendonça apresentou o trabalho intitulado “Análise do Comportamento da Demanda por Importações Brasileiras de 2000 até 2012”. 

O trabalho teve o objetivo de analisar as influências das mudanças na taxa de câmbio e PIB (Produto Interno Bruto) sobre as importações brasileiras. O levantamento foi baseado no movimento das variáveis no período compreendido entre 2000 e 2012, com frequência de dados trimestrais. O orientador da monografia foi o professor doutor Alexandre bandeira Monteiro e Silva da FACE (Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia) da UFGD.

As principais fontes de dados utilizadas pela acadêmica foram o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estudante utilizou vários métodos para concluir o estudo, entre eles a análise descritiva, teste de raiz unitária e teste de Phillips-Perron, análise de autocorrelação e regressão entre as séries.

Conforme o Dourados Agora, os resultados do trabalho indicaram que as variáveis não respondem a mudanças e são estatisticamente significantes. Verificou-se que a taxa de câmbio teve influência levemente maior do que o PIB sobre as importações brasileiras durante período analisado. Isso contraria estudos anteriores que demonstravam que o PIB era o maior influenciador das importações, seguido pela taxa de câmbio.

Ao observar o comportamento das variáveis em dois períodos separados, o primeiro de 2000 a 2003, e o segundo de 2004 a 2012, a acadêmica conclui que no primeiro período, em função do desempenho em 2001 e da conjuntura econômica internacional, as importações brasileiras sofreram queda e não foram tão influenciadas pelo PIB e câmbio, mas sim por outras variáveis que não estavam incluídas no modelo, tais como expectativa com relação ao mundo e incertezas em relação aos Estados Unidos.

Já no segundo período, houve uma ascensão das importações e ocorreu grande oscilação no câmbio devido à crise imobiliária americana de 2008, e pequena oscilação do PIB brasileiro, resultando em uma influência maior da taxa de câmbio.

Na conclusão, Larissa termina o estudo dizendo que os coeficientes PIB e taxa de câmbio, atrelados a outras variáveis que não foram incluídas no estudo, são muito importantes para as importações e para o cenário econômico atual, tendo em vista os impactos dos produtos importados sobre os custos de produção e controle da inflação de um país. Para a acadêmica, o trabalho mostra a importância de acompanhar a evolução dessas variáveis para se estimar o funcionamento da economia e seu setor externo.

Nos siga no