Cidades

INSS paga benefício para quem recebe acima do piso

Redação | 01/12/2010 07:40

Começa hoje o pagamento para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para quem recebe acima do piso e tem cartão com finais 1 e 6, desconsiderando o dígito.

Segundo informações do INSS, também será depositado o benefício de quem ganha até o piso e tem cartão de final 6. Foi incluída na folha de novembro a segunda parcela do 13° salário, sobre o qual será descontado o imposto de renda.

A gratificação natalina foi antecipada em agosto e não teve descontos, pois de acordo com a legislação, o mesmo incide apenas na segunda parcela.

O extrato de pagamento já pode ser consultado em um dos terminais de autoatendimento nas instituições credenciadas pelo instituto. Também há a possibilidade de acesso via internet, por meio do site do ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

Não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Tem direito ao 13° proporcional aqueles que passaram a receber o benefício depois de janeiro. O benefício é calculado de acordo com o período e a segunda parcela será menor que 50%.

Nos siga no Google Notícias