Cidades

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática terminam nesta sexta

Ítalo Milhomem | 03/06/2011 08:46

Os estudantes da educação básica das escolas públicas tem até hoje (3), para se inscreverem na 7ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública).

A competição educativa é dividida em três níveis: do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental; do oitavo e do nono ano do fundamental e das três séries do ensino médio. A inscrição deve ser feita pela escola do aluno.

As outras são divididas em duas etapas. A primeira, tem 20 questões e será aplicada em 16 de agosto na própria escola por qual o aluno foi inscrito. A correção é realizado pelo professor da turma com as orientações da organização da Olimpíada. São classificados a segunda fase, 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação.

Já a segunda prova terá de seis a oito questões, e será executada no dia 22 de outubro, em locais indicados pela Obmep. Nessa etapa, a aplicação dos testes e a correção serão feitas por educadores indicados pela coordenação da olimpíada.

A competição foi criada em 2005, na primeira edição 31.031 escolas públicas, e 10,5 milhões de alunos participaram representando dos 93,5% dos municípios brasileiros. Já em 2010 foram 44.715 escolas, 19,6 milhões de estudantes e 99,6% dos 5.565 municípios. Esta edição tem a expectativa de alcançar 20 milhões de alunos.

Nos siga no Google Notícias